Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Suprema Excelência do Amor

De todos os livros da Bíblia, o que relata isto com a maior intensidade, é Corintios. No capitulo treze, Paulo descreve com grande clareza o que é o amor.
Nos nossos dias, este mandamento não tem sido exercido de forma correta e sincera, isto, quando exercido.
O que é o amor? Um sentimento? Algo que fica dentro do coração? O que acontece com aqueles que não exercem o amor, sendo ele um mandamento de Deus?
Tudo o que é mandamento, é inquestionável. Não é uma opção: é uma ordem! Não tem escolha ou a quem escolher. É um dom de Deus ao homem eleito.
O verdadeiro amor não provoca escândalos, como também é reservado a uma expressão sincera, feita de coração. Não destrói famílias, nem laços de amizades; - só encontram e exercem o verdadeiro amor àqueles que conhece o amor de Deus, Jesus Cristo.
Após estudarmos este capítulo, espero que você entenda o que é o amor e aprenda o que é o amar.

Versículo 1: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".
Mesmo que conhecesse todas as línguas e as falasse fluentemente bem, algo que é impossível ao ser humano, como também falasse a língua dos anjos, o que também é impossível ao homem natural, e não tivesse o amor, seria como pegar um metal e tocá-lo a outro corpo: seu som incomodaria como também duraria pouquíssimo tempo: não teria sentido algum. Seria também, como tocar os sinos de uma igreja, os primeiros sons fariam um grande estrondo e chamariam a atenção, porém, rapidamente acabariam.
A maioria dos casamentos e relacionamentos de hoje são assim. Uns como o metal: incomoda, faz mal, e logo acaba; sem sentido algum; outros como o sino: faz grande barulho, mas logo acaba: encontrei o grande amor da minha vida; era tudo o que eu sonhava: o ruim é quando se acorda do sonho.

Versículo 2: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”.
Ainda que eu ministrasse bem a palavra, de forma a qual todos a pudessem compreender, e desvendasse todos os enigmas e conhecesse o fundamento de todas as coisas, como também, tivesse fé para realizar o impossível, e, não tivesse o amor, nada disso teria valor.

Versículo 3: “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.
Mesmo que abrisse mão de tudo o que tenho para sustentar ou ajudar alguém, e se também desse a minha vida para salvar a de outra pessoa, e não fizesse isso com amor, não teria proveito algum.

O amor é sofredor. Não é sofrer por amor. Não é agüentar coisas por amor, como também se submeter ou colocar-se debaixo de humilhação, o que geralmente interpreta-se. Sofrer quer dizer ter a sensibilidade de sentir o que o outro está sentindo para poder ajudar. É dividir a carga com a pessoa amada. É ajudar na dificuldade. O verdadeiro amor é cúmplice, pois não deixa o que está sofrendo à mercê da solidão, muito pelo contrário: está junto em todo o tempo e em qualquer situação. Quem quer receber o amor também tem que se abrir; é preciso compartilhar. Em Tiago 5:15 está escrito: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orais uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. O amor se baseia na união de duas partes; neste caso um se abre e o outro ajuda.
O amor é benigno, ou seja, o amor faz bem; produz coisas boas. Benignidade quer dizer bondade, tudo o que se nomeia bom ou do bem. Quem ama faz o bem e nunca o mal. O amor é sadio, é alegre, é de paz, é longânimo, etc. Não existe amor passional. Quem ama não maltrata, não machuca, muito pelo contrário, tem prazer em fazer o bem como também alegrar a pessoa amada.
Não é invejosa. Invejar é não concordar com a alegria do outro; é querer àquilo ou igual àquilo que o outro têm; é desejar o reconhecimento do outro ou achar que quem merece aquilo é você e não a outra pessoa. Muitas vezes à inveja gera no coração do homem o desejo de fracasso à vida do próximo. Quem têm a inveja, não abre mão de sua posição na questão somar para crescer. Tem medo de que alguém faça melhor do que ela. A inveja tem o poder de dividir: nunca somar.
O amor não trata com leviandade. Neste contexto quer dizer infidelidade. O verdadeiro amor é fiel, de ambas as partes. Não se contamina; não permite a inclusão de outra(s) pessoa(s). Relaciona-se também à infidelidade, a questão de confiar uma particularidade a alguém, com a intenção de ser ajudado, e ter a sua particularidade exposta a outros, o que é muito comum nos dias de hoje. É também tratar ou fazer as coisas em favor de alguém, de qualquer forma.
Não se ensoberbece. Soberba quer dizer altivez, ou seja, se colocar acima da outra. Não tratar de igual para igual. O soberbo humilha, pisoteia, coloca a pessoa numa condição de miserável. O verdadeiro amor é o oposto disso. Põe a pessoa amada para cima, elogia, enaltece, tanto com ações como também com palavras. Quem ama se coloca na condição de servo, não de escravo. Está pronto a servir; faz questão de tratar bem a outra pessoa, demonstrando a igualdade de ambos.
Não se porta com indecência, ou seja, com imoralidade. Tanto na questão se expor publicamente (casal) para que todos vejam, no caso, de forma indecente, como também expor as particularidades da pessoa amada. Quantas pessoas fazem isto. Falam coisas pessoais com muita liberalidade. Muitas vezes, esta ação, gera interesse naqueles que à ouvem. A indecência extermina o respeito, neste caso, dos que observam a imoralidade.
Não busca os seus interesses. Muitas pessoas fazem coisas para se autobeneficiarem. O intuito não é ajudar o outro e sim, se promover com aquilo. Relaciona-se também ao relacionar-se por dinheiro. Quando no casamento chamam isso de bem estar, não conhecendo a nobreza do verdadeiro relacionamento, chamada amor; não interesse.
Não se irrita. Neste contexto quer dizer não provoca à ira. Existem pessoas que tem prazer em provocar a outra. Sabe que aquilo muitas vezes machuca, entristece, como também, distancia; separa uma da outra.
Não suspeita mal. Quantas e quantas pessoas tem uma pulga atrás da orelha. Não conseguem confiar de coração aberto. Precisam monitorar; querem ficar o tempo todo junto com a pessoa “amada”, não pelo fato de ter prazer em ficar junto e sim pela falta de confiança, com medo do que a outra pessoa possa fazer.
            Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Folgar quer dizer ter prazer. A tradução correta é: não tem prazer com a injustiça, mas tem prazer com a verdade. Injustiça é toda e qualquer ação incorreta, tudo aquilo que é errado. No entanto, tem prazer com a verdade, ou seja, com tudo aquilo que é correto e de boa fama. Quantas pessoas tem prazer no sofrimento ou na derrota da outra. Fazer justiça é agir de forma correta; não é ser “justiceiro” como os dos filmes. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)
            Tudo sofre. Neste contexto quer dizer abrir mão de coisas, muitas vezes importantes, para o bem estar de um relacionamento. Uma união se baseia em perdas e ganhos. Muitas vezes temos que perder para conseqüentemente ganhar.
            Tudo crê. É confiante; tem certeza que os objetivos serão alcançados. O que faz um relacionamento vencedor é a convicção da vitória. É sonhar junto com a outra pessoa, mesmo que circunstancialmente pareça impossível de ser realizado. É refletir na outra pessoa uma condição de autoconfiança. Ser autoconfiante não é limitar o poder de Deus, mesmo porque, o possível cabe a nós. Deus só age no impossível.
            Tudo espera. A palavra de Deus nos ensina a não andarmos ansiosos por coisa alguma. Muitos relacionamentos começam bem, mas no meio fica ruim, por causa de alguma ação de ansiedade cometida. Alguns exemplos, não generalizados:
1o mal começou namorar, e logo casou: não soube esperar.
2o comprou um presente para a pessoa amada sem poder ou ter condição para o fazer: as dívidas são motivos de divisão, principalmente, quando feitas de forma eloqüente.
3o a pessoa amada precisa ser corrigida ou alertada em alguma área da vida, porém, não é o momento certo de agir. A ansiedade faz com que pareça que o tempo certo nunca vai chegar, incentivando uma correção ou uma alerta na hora errada.
          Tudo suporta. Suportar não quer dizer agüentar a provocação do outro, ou também, servir de capacho para as barbaridades do outro. Suportar quer dizer servir de suporte; se um apoio; um ajudador. Muitos cristãos por não saberem isto abaixam suas cabeças na hora a qual deveriam de fato ergue-las: precisamos manter a nossa posição de honra. Jesus não abaixava a cabeça para os fariseus, muito pelo contrário, Ele debatia com eles em seus argumentos infundados.
           Nunca falha, ou seja, nunca deixa de ser exercido. Não é como o fósforo que ora acende ora falha. O amor quando preciso tem que ser exercido. Não falhar também quer dizer nunca faltar. O amor verdadeiro tem como seu maior alvo o crescimento; ganhar terreno: não diminuir.
            Mas havendo profecias serão aniquiladas. Profecias significa palavras. A tradução correta é: mas havendo somente palavras serão anuladas. Existem pessoas que só “amam” por palavras. Dizem um monte de coisas, geralmente bonitas, porém não passam de palavras. Esta frase nos mostra que quando só existem palavras as ações de amor são anuladas. Certa vez, Jesus Cristo perguntou a Pedro três vezes consecutivas se ele o amava. Na ultima vez Jesus disse: então apascenta as minhas ovelhas. Não adiantava Pedro dizer que o amava, Jesus Cristo não queria palavras e sim atitudes de amor. Se diz que me ama, então mostra; de que forma? - cuidando das minhas ovelhas. O amor não são meramente palavras e sim ações que dão veracidade àquilo que falamos.
            Havendo línguas, cessarão. Línguas significa confusão. Exemplo disso é o que ouve na construção da torre em Sinear. Todos falavam uma mesma língua e por causa da construção da torre, Deus confundiu as línguas, e o chamou de Babel. (Gênesis 11:1-9) Quando há confusão, não existem possibilidades do amor ser exercido, por isso, cessarão.
            Havendo ciência, desaparecerá. Ciência quer dizer conhecimento. Neste contexto conhecimento aplica-se ao fato de julgar a pessoa para dar ou não o amor. Ela não merece; eu sei porque estou fazendo isso, enfim, conhecimentos que impedem o exercício do amor. A verdadeira ciência, que provém de Deus, ensina o homem a amar, seja a quem for ou como for.

Para refletir

Quanto vale a vida daqueles que você ama?

            Esta semana, nos deparamos com uma dura realidade que mais cedo ou mais tarde se apresentará a nós: a morte.
            A morte é inesperada. Vem no momento em que menos imaginamos. Basta apenas virar o rosto ou piscar os olhos que ela aparece.
Na correria de arrumar os documentos para o atestado de óbito, definir o lugar em que seria enterrado o corpo, entre tantas outras coisas, um culpava o outro pela pessoa ter morrido. Um porque não cuidou direito, o outro porque não deveria ter viajado com a pessoa doente, enfim, queriam tentar achar uma desculpa para esconder a mais e dolorosa verdade: a falta de amor.
            Então, eu faço uma pergunta: amaram a esta pessoa enquanto ela estava viva? – cuidaram dela no momento o qual ela mais precisou? - Muitas vezes nos damos conta de que a pessoa é um ser humano e que precisa de carinho, no momento em que ela parte desta terra.
            Você tem amado a sua família? Será que amor é um sentimento? – Amor nunca foi e nunca será um sentimento, amor é atitude.
            Como você tem tratado aqueles que estão ao teu lado?
            Filhos, vocês tem tratado os seus pais e seus irmãos com amor e carinho?
            Pais, vocês tem amado um ao outro e demonstrado amor aos teus filhos?
            Muitas vezes temos pronunciado uma palavra de ofensa pela manhã ao invés de dizer bom dia. Quando chegamos à noite em casa ao invés de compartilharmos o nosso dia, os nossos sonhos entre tantas outras coisas saudáveis, temos perdido o nosso tempo enfrente de uma televisão ou de um computador. Às vezes falamos que temos feito tudo pela nossa família; geralmente não passam de palavras vazias e sem nenhum conteúdo de vida.
            Demonstrar amor é muito mais do que falar, é agir. É demonstrar com todas as nossas ações que amos um ao outro. A excelência do amor não esta em comprar presentes e levar para passear aos fins de semana, quando isto acontece, mas sim no cuidado especial do dia a dia.
            Talvez, neste momento, você esta meditando nestas palavras e até mesmo pensando em seus familiares ou amigos. Pode ser que ao término desta carta ele não esteja mais vivo, porém, se estiver, não deixe para fazer amanhã aquilo que você pode fazer hoje. O amor não escolhe hora, local ou data, ele apenas precisa ser vivido num tempo que se chama hoje.
            Se alguém te magoou, não espere que ele ou ela venha te pedir perdão, vá você. É melhor dar do que receber. Tudo aquilo que nós damos, quando de coração, certamente recebemos. Se você plantar uva, certamente colherá uva, porém, se plantar amor muito mais amor receberá, pois de uma única semente nasce uma arvore inteira.
            Ame sem medo. Entregue-se sem reservas. Se for preciso pedir ajuda, peça a Deus, pois ele é especialista em amar.
           
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”.  (João 3:16).

Amor não é sentimento, amor é atitude.
 Simplesmente ame!

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário