Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo, a Árvore da Vida

            A Árvore da Vida que está no meio do jardim de Deus é inquestionavelmente a pessoa de Jesus Cristo. Muitos pensam que era ou que é literalmente uma árvore como qualquer outra árvore. Não é isto.
            Precisamos entender melhor a cultura judaica, o tipo de escrita da época, os simbolismos usados, entre tantas outras coisas importantíssimas, para afirmarmos qualquer idéia a respeito da palavra de Deus.
            Por que árvore?
            Na cultura judaica é muito comum as pessoas se compararem a uma árvore. A expressão árvore era e ainda é muito usada entre os judeus; sempre se comparam ou sempre comparam alguém a uma árvore, e isto, é explícito em toda a Bíblia Sagrada.
            Vejamos alguns exemplos:
            Salmos 1:3: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará”.
            Jó 14:7: “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos”.
            Mateus 7:17-18 “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”.
            Mateus 12:33: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mal; porque pelo fruto se conhece a árvore”.
            Marcos 8:24: “E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois vejo como árvores que andam”.
            Vemos que todos estes textos não falam de forma literal a respeito de algum tipo de árvore; a árvore é um comparativo ao homem, ou seja, todos os textos estão falando figurativamente do homem.
            Assim como a palavra árvore, também são muito usadas as expressões varão e varoa. Varão ou varoa significa: o que é próprio de árvore; ramo de árvore; galho de árvore; vara de árvore; continuidade de árvore.
            Vejamos alguns exemplos:
            Salmos 1:1: “Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
            Gênesis 2:23: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”.
            Entendemos então que as expressões árvore, varão, varoa, ramos, etc., são muito usadas no dialeto judaico, sempre com a intenção de indicar um ser humano.
            Concluímos, então, que a palavra árvore é usada para representar um ser, e não uma planta.
            A expressão Árvore da Vida na verdade é a representação de um ser, neste caso, Jesus Cristo.
            Por que da Vida?
            Em João 14:6 está escrito: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
            Esta afirmação de Jesus Cristo é maravilhosa e convincente: Ele é a Vida; Ele é quem produz Vida; Ele gera Vida; Nele está a Vida; Ele é a Fonte de Vida; to Vida é, está e provém de Jesus.
            Vejamos alguns textos que confirmam isto:
João 1:4: “Nele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens”.
            João 5:26: “Porque, como o Pai tem a Vida em Si mesmo, assim deu também ao Filho ter a Vida em Si mesmo”.
            João 6:35: “E Jesus lhes disse: Eu sou o Pão da Vida: aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede”.
            João 6:68: “Respondeu-lhe pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens a palavra da Vida eterna”.
            João 10:10: “Eu vim para que tenham Vida, e a tenham com abundância”.
            João 10:27-28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a Vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
            João 11:25: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a Vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.
            João 20:31: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais Vida em seu nome”.
            I João 5:11-12: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a Vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida”.
            Apocalipse 21:6: “E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da Vida”.
            João 4:13-14: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a Vida eterna”.
            Tudo aquilo que estiver relacionado à Vida está relacionado à pessoa de Jesus Cristo.
            Precisamos entender que Deus criou o homem à Sua semelhança; semelhança é o mesmo que característica. Uma das semelhanças que vemos em Gênesis é que Deus é o Supremo Dominador; é Ele quem domina tudo e a todos, e no capítulo 1:28 Deus diz ao homem: “E dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Assim como Deus domina, deu o direito de domínio ao homem – isto é semelhança.
            A maior semelhança que Deus atribuiu ao homem foi a eternidade. Quando Deus criou todas as coisas não existia a palavra e nem a condição de morte ou separação. Deus criou o homem com o propósito de eternidade: o homem foi criado para viver eternamente.
            A morte só entra no mundo depois do pecado ter entrado no mundo: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).
            O homem foi criado para a vida e não para a morte. O propósito de Deus era e é eterno.
            Mesmo o homem sendo “eterno” era simplesmente homem; mesmo sendo à semelhança de Deus, é homem. O homem sentia fome, no entanto que Deus disse: “Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face da terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento” (Gênesis 2:21-22).
            Mesmo o homem tendo suas limitações era um ser eterno, e isto é o que Jesus vem restaurar: a vida eterna.
Quando o homem entrega o seu coração ao pecado, ele passa da vida para a morte, porquanto quem recebe a Cristo como Senhor e Salvador passa da morte para a vida. O homem só deixou de ser eterno quando o pecado e a morte entraram no mundo.
            A condição da eternidade, no principio, se dava ao fato do homem se alimentar da Árvore da Vida. Em contraste com a Árvore da Vida existia a árvore do conhecimento do bem e do mal: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).
            Se o homem se alimentasse, espiritualmente, apenas da Árvore da Vida, viveria eternamente, porquanto, se comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreria. E foi justamente o que aconteceu.
            As outras árvores eram para o alimento físico do homem: de todas as árvores comerás livremente; a Árvore da Vida era para o alimento espiritual, ou seja, para adquirir o conhecimento a respeito de Deus.
            A Árvore da Vida é espiritual. O fruto desta Árvore é para o alimento do espírito. A Árvore representa um ser; ser este que contém vida em Si mesmo; este alguém é?
            Quem é o Único Ser que conhece ao Pai? Quem é o Único Ser que recebeu a Palavra do Pai? Quem pode nos transmitir a Palavra do Pai? Qual é o Único Intercessor entre nós e o Pai?
            Se alimentar do fruto da Árvore da Vida é se alimentar da Palavra de Deus. É se alimentar do fruto desta Árvore. Será que em algum momento Jesus Cristo se compara a uma árvore ou se declara ser Ele a Árvore?
            João 15:1: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”.
            João 15:5: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
            A videira é o que? Uma fruta? Um legume? Não, a videira é uma árvore frutífera, e o fruto desta árvore é a uva.
            Precisamos lembrar que o fruto da vide é o mais precioso e importante para os judeus. O vinho simboliza a alegria, festa, regozijo, etc., no entanto, que na festa de um casamento Jesus transformou a água em vinho (o primeiro milagre); na ceia do Senhor, o mesmo Jesus deu vinho para os seus discípulos. A Bíblia é cercada por acontecimentos onde o vinho sempre está presente.
            Por que escolher a videira como comparação?
            Como já dissemos, a uva tem um valor muito grande para os judeus; os judeus são grandes apreciadores do fruto da vide.
Alguns por quês do uso desta expressão:
            1º) Em Jeremias 2:21 está escrito: “Eu mesmo te plantei como videira de vida (vide excelente), uma semente inteiramente fiel; como pois te tornaste para mim uma planta degenerada (trepadeira), de vide estranha?”
            Neste versículo Deus compara o seu povo com uma videira.
            2º) A videira é um organismo vivo, que provê vida a outros organismos vivos (Cultura Judaica). Exemplo disso foi quando Jesus Cristo ressuscitou a Lázaro: Ele proveu vida a um ser sem vida.
            3º) Na é poça de Cristo, perto do portão principal do Templo, havia uma enorme videira de ouro da qual pendiam cachos de uvas. Símbolo da frutificação, da vida e da prosperidade. Bem provável que Jesus estava em frente ao templo quando Ele disse ser a Videira Verdadeira.
            4º) Boa parte da população da época sobrevivia da venda da uva. Era única e grande fonte de renda para muitos. Jesus é a nossa fonte de sustento.
5º) No tempo dos Macabeus, a nação de Israel era representada como a imagem de uma videira, imagem esta que era cunhada nas moedas da época. Todos conheciam este simbolismo, videira, o que ajudou na divulgação deste discurso de Jesus Cristo.
            6º) Um ditado judaico diz: “Quem sonhar com um ramo de videira, verá o Messias”. Em toda a literatura judaica o Messias é comparado a uma videira. Para os judeus o Messias é a Videira Verdadeira.
            Estes seis tópicos claramente concordam que Jesus é a Videira Verdadeira.
            Se você for um bom observador perceberá que todo o nome de árvores frutíferas é derivado dos nomes das frutas que as mesmas produzem: laranjeira produz laranjas; macieira produz maçãs; aboboreira produz abóboras; e videira produz uvas. Não é estranho ou diferente? Não deveria chamar uveira?
            Os judeus não chamam de “uveira” e nem de “pé de uva”: chamam de videira. As palavras videira ou vide são derivadas da palavra vida; estão na mesma raiz da palavra hebraica vida (claiyah). Embora a palavra vida seja praticamente uma transliteração do termo latino vita, a mesma é uma tradução da palavra hebraica.
            O fruto da vide não é apenas a uva, mas sim, a representação de um todo: de vida, de alegria, de abundância, de todo o prazer e gozo que a vida possa proporcionar etc.
            Jesus disse que era uma Árvore: a Videira Verdadeira. Videira esta, apreciada por todos os judeus. Videira que representou o Messias; Videira que representou o povo de Israel; Videira que foi a única fonte de renda para muitos judeus; Videira que produz vida; Videira que foi cunhada na moeda corrente da época; Videira que permeia toda a história de Israel.
            Agora eu te faço uma pergunta: Qual é a Árvore da Vida que está no meio do Jardim de Deus? A VIDEIRA VERDADEIRA! JESUS CRISTO, ALELUIA!
            Jesus curou os enfermos porque Ele tinha vida em si mesmo; fez cego enxergar, paralítico andar, surdo ouvir, entre tantas outras coisas, porque Ele tinha a vida em si mesmo. Quem tem o Filho tem a Vida.
            A Árvore da Vida está no meio do jardim, simbolizando, que Jesus Cristo tem que estar no meio (centro) das nossas vidas. Se Jesus está no centro das nossas vidas temos vida em abundância.
            Se alimentar do fruto desta Árvore é se alimentar da Palavra de Deus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).
            Adão não tinha acesso ao Pai, mas o Pai queria se manifestar a Adão através da Árvore da Vida, Jesus Cristo. Uma vez que Adão se alimentasse desta Árvore, se alimentaria na verdade, da Palavra do próprio Deus.
            A Palavra que sai da boca de Deus é vida. E disse Deus: haja; e veio a existir. A Palavra de Deus é Vida.
            Jesus disse: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (João 6:57).
            Quem se alimenta de Jesus viverá por Ele.
            Podemos concluir que Jesus é a Árvore (Videira) da Vida por que Jesus é a Vida, Nele está a Vida, Ele é o Pão da Vida (alimento da vida), Dele flui vida (alguém me tocou: de mim saiu virtude; poder; vida).

Jesus é o que gera todo o tipo de vida. Ele é a Árvore da Vida.
“De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (Efésios 1:10)

Tudo congregava na Árvore da Vida: Tudo tornará a congregar em Cristo. Ele é a Árvore da Vida.

Pastor Evandro L. Faustino

7 comentários:

Isso é que é um estudo
 
A Paz do Senhor Jesus! Que benção de estudo! Glória a Deus!
 
Parabéns.Amigo.!.Ótimo.Comentário...Marçello Sylva Mestre.Em.Teologya....Ell.Shadday@outlook.com
 
Muito bom...
 
Que estudo edificante.Muito obrigada pela contribuição espiritual.
 
excelentissimo estudo obrigado
 
Que maravilha!
 

Postar um comentário