Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo, o Filho do Homem

            Esta expressão, geralmente é utilizada para indicar um “homem típico” (peculiar). No Novo Testamento, como também, na literatura judaica é um termo messiânico (que aponta para o Messias). É derivado de uma interpretação messiânica do trecho de Daniel 7:13-27: “Eu, Daniel, estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizera chegar até ele......”.
            A expressão Filho do Homem, gramaticamente usada, nos traz uma idéia de baixeza e fragilidade humanas, acompanhadas por sofrimentos e humilhações; pelos precipícios comuns à humanidade.
            Em Jó 25:6 está escrito: “E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho”. Em Salmos 144:3 “Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes (de valor)?”.
            Ezequiel é chamado de filho do homem, cerca de oitenta vezes.
            Não muito diferente disso, foi ao que aconteceu com Jesus: Ele deixou a Sua glória e se fez homem; humilhou-se na forma de servo; sofreu e pagou pelos nossos pecados.
            A expressão Filho do Homem, no hebraico, é bem-adam (Sal. 8:4; 80:17; Dan. 7:13; Eze. 2:1-3). No grego, o uiòs tou anthrópou, (em Mateus, 32 vezes; em Marcos, 14 vezes; em Lucas, 26 vezes; em João, 12 vezes; em Atos, 7 vezes; em Hebreus 1 vez; no Apocalipse 2 vezes – somando um total de 94 vezes no Novo Testamento, todas pronunciadas pelo próprio Jesus, exceto cinco vezes: João 12:34 (a multidão); Atos 7:56 (Estevão); Hebreus 2:6 (o autor da epístola, citando o trecho de salmos 8:4-6); Apocalipse 1:13 e 14:14 (ambas, descrição de João).
            Jesus declara-se Filho do Homem, não agora, indicando baixeza do mesmo, mas nomeando-se o Messias, o Salvador de Israel; o Filho de Deus.
            Mateus 8:20: “E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves dos céus têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.
            Mateus 9:6: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”.
            Mateus 10:23: “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para a outra: porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem”.
            Mateus 11:19: “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos”.
            Mateus 12:8: “Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor”.
            Mateus 13:37: “E Ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do Homem”.
            Mateus 16:27: “Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e dará a cada um segundo as suas obras”.
            Mateus 19:28:”E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”.
            Mateus 24:30: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
            Mateus 26:24: “Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido”.
            Nestes versículos, vemos o contrário de baixeza e humilhação: vemos alguém que tem poder e autoridade, glória e majestade. Mesmo Jesus Cristo fazendo-se homem, nunca deixou de ser Filho de Deus, cheio de plenitude e graça.
            Outro fato que podemos observar é que este título Filho do Homem era o predileto de Jesus Cristo, pois, inúmeras vezes assim se declarou.

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário