Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Verdadeiro e Único Jejum


INTRODUÇÃO

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”. (Oséias 4:6)

Quantas e quantas pessoas são ignorantes nos mais diversos segmentos da vida. Pessoas sem nenhuma estrutura ou base de assuntos até mesmos supérfluos.
Ignorante quer dizer “sem conhecimento”. O fato de ser ignorante, não é pela condição de vida ou pela dificuldade de acesso aos meios de ensino ou de comunicação, é simplesmente pelo comodismo ou por achar que assim está bom.
“Fazem inúmeras coisas erradas, e, além disso, ensinam a outros”. Você já ouviu isto: se chupar manga não pode tomar leite porque faz mal. Explique-me, então, por quê na lanchonete você tem a opção de tomar suco de manga com água ou manga com leite.
Na época do feudalismo, os senhores feudais criaram este “conceito” para que os escravos optassem ou pelo leite ou pela manga. Pegavam alguns escravos que estavam doentes ou que haviam morrido, e falavam que a doença ou a morte ocorreu pelo fato de terem chupado manga e depois tomado leite. Que mentira!
Imagine quantas pessoas morreram de verdade, não porque tomaram leite com manga, mas porque ficaram com vontade de fazer isso.
Assim somos nós: fazemos coisas sem ter conhecimento sobre o mesmo: ah, eu acho que é isso; Deus conhece o meu coração!
Deus conhece o seu coração, você que não conhece o Dele. Deus conhecia o povo de Israel e tinha um grande amor por eles, mesmo assim, não impediu deles serem destruídos ou que eles sofressem.
Quem optou por não conhecer a verdade foram eles. A palavra está em nossas mãos; o professor está em nosso coração; é só aprender e desfrutar.
Não faça nada por impulso e sim com prudência. O prudente edifica a sua casa sobre a rocha, e tem a certeza de que o seu alicerce é forte e seguro. Seja você assim.

JEJUM
O que é o jejum? Por quê ou por quem tenho que jejuar? O jejum me deixa mais perto de Deus? Me deixa mais forte? Você já se perguntou isso, não é?
Nos dias de hoje, há muitas formas de “jejum”: jejum total = água + alimento; jejum parcial = algum tipo de alimento. Pode ser o dia inteiro ou um período do dia.
Enfim, várias idéias heréticas e sem compreensão da palavra de Deus. O nosso intuito não é trazer uma nova doutrina sobre jejum, muito pelo contrário, é te levar a compreender aquilo que sempre existiu em relação a isto, e que o homem desviou da verdadeira finalidade pelo seu “imenso conhecimento”.
Vamos nos lembrar, que tudo do velho testamento (Lei) são sombras de realidades futuras, principalmente de realidades espirituais. “PORQUE, tendo a lei a sombra dos bens futuros (de realidades futuras), e não a imagem exata das coisas, nunca pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam”. (Hebreus 10:1)
Se coloque na posição de pai ou mãe. Para você atender o pedido de seu filho, ou fazer alguma coisa por ele ou para ele, seu filho teria que ficar sem comer ou sem beber? Com certeza não.
O filho tem acesso ao pai incondicionalmente. Imagine Deus: deixa-me atender o meu filho, ele está sem comer só para falar comigo. Ele gosta tanto de chocolate, e ficou uma semana sem comer chocolate para estar mais perto de mim. NOSSA ELE FEZ UM “SACRIFÍCIO”.
Deixa eu te lembrar de algo: “Misericórdia quero e não sacrifício, e o conhecimento mais do que os holocaustos”. (Oséias 6:6).
Deus não quer sacrifício; nenhum tipo de sacrifício. “Obedecer é melhor que sacrificar”. (I Samuel 15:22). Se de fato o povo obedecesse a Deus, não precisaria de sacrifício. Irmãos, não é por deixar de comer ou beber que Deus vai te ouvir. Lembre-se de algumas verdades bíblicas:

1o ) “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Romanos 14:17).
2o) “Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”. (Mateus 21:22)
3o) “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo?”            (I Corintios 6:19)

Quer mais passagens?
A passagem de Romanos nos diz claramente que não alcança ou usufrui do Reino de Deus, pelo comer ou pelo beber, como também por abster-se deles. O Reino de Deus não é feito disso.
A passagem de Mateus diz que para alcançarmos qualquer coisa, ou para termos a nossa petição atendida, precisamos crer: desta forma receberemos.
Eu não preciso jejuar para estar mais perto de Deus. A passagem de I Corintios nos ensina que somos templo, morada do Espírito Santo. Ele não está perto de nós, e nem nós estamos perto Dele. O Espírito Santo habita dentro de nós.
Por quê ou pelo quê então jejuar?
Toda a prática de jejum foi motivo de questionamento dos mais diversos sacerdotes, profetas, e lideres do Antigo Testamento. Sempre que o povo ia jejuar, eles falavam que o que Deus queria era a obediência e o conhecimento de Deus, porque, se obedecessem e conhecessem a Deus, não teriam feito muitas coisas erradas.
No livro de Isaias, no capitulo 58, Isaias é questionado por não jejuar. “Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu o não sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para dardes punhadas impiamente: não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto”. (Isaias 58:3-4)
A resposta de Isaias é muito clara. Quando vocês jejuam, é para o vosso próprio contentamento; é para vocês se sentirem melhores, mais aliviados. Vocês requerem todo o vosso trabalho, ou seja, Deus eu fiz minha parte, agora faça a sua! Vocês jejuam para contendas, pois se julgam melhores do que aqueles que não o fazem. Vocês discutem, fazem debates, ou seja, perdem tempo falando falsamente daquilo que nem sabem. Vocês humilham os outros quando jejuam. Se continuarem jejuando assim nunca serão ouvidas as suas vozes no alto.
“Seria este o jejum que eu escolheria: que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?”. (Isaias 58:5)
Nos dias de hoje, quando as pessoas jejuam, fazem exatamente isto. Afligem a alma: de que forma? Ficando sem comer! Fazem cara de coitadinhos, ficam tão sensíveis que até a voz muda.
Inclinam a cabeça, se colocando de forma humilhante “diante de Deus”, dizendo: Pai, olhe para nós. Somos vermes rastejantes, miseráveis, pó da terra, etc. Se você é isso não reconhece o sacrifício de Jesus.
Somos filhos de Deus, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro; comprados por bom preço, eleitos no Senhor. Somos geração santa, sacerdotes real, povo adquirido, e merecedores da herança de Deus, porque Cristo nos fez merecedores.
A forma o qual você se coloca diante de Deus, faz muita diferença. O pobre coitado, verme rastejante, miserável e pó da terra, comem das migalhas do Senhor, são iguais aos cãezinhos. O filho de Deus, eleito, santo e irrepreensível, come da mesa do Senhor. Talvez você está se perguntando: o que é que estou fazendo?
O jejum existe. Tem um valor muito grande, e só se beneficia dele aqueles que o fazem de forma coerente; de forma correta.
O jejum, ligado à comida, não tem valor nenhum diante de Deus, principalmente para os nossos dias, pois vivemos no tempo da graça de Deus.
A palavra jejum, no original grego, significa mortificação da carne. Matar os desejos da carne. Não os de comer, pois comer, é uma necessidade para a sobrevivência nesta terra. É uma condição não uma opção.
Os desejos da carne estão ligados às necessidades da carne e sim diretamente ao pecado. Quais são os desejos e obras da carne?

Prostituição: venda sexual do corpo.
Impureza: tudo o que é impuro ou feito com malicia.
Lascívia: luxúria, devassidão, pornografia.
Idolatria: adoração a outros deuses, animais, pessoas, etc.
Feitiçarias: ilusionismo, adivinhações, obras de macumba, etc.
Inimizades: contendas, brigas, discussões.
Porfias: perseverar contra algo ou alguém.
Emulações: disputas, rivalidades.
Iras: está relacionada à raiva.
Pelejas: todo o tipo de guerra.
Dissensões: desacordo, desarmonia.
Heresias: ensinamentos errados; mentiras.
Invejas: cobiça, olho gordo.
Homicídios: assassinatos, mortes.
Bebedices: está relacionado ao beber até ficar insano; inconsciente; sem razão.
Glutonarias: tudo o que é excessivo. Característica de quem quer tudo para si.

Estas vontades da carne estão descritas em Gálatas 5:19-21. Mortificar a carne é matar estes desejos, como também não cometer tais obras.
Talvez você me pergunte: Por quê Jesus jejuou, e ainda comida e bebida? Vejamos os seguintes aspectos da vida de Jesus Cristo:
“Ele não era pecador; não vivia na prática do pecado; era filho de Deus; Santo, separado do pecado”.
Jesus Cristo jejuou por um único motivo: nos ensinar que somos capazes de superar qualquer desejo ou vontade da carne. Ele não podia jejuar o pecado, pois não tinha pecado. As três únicas coisas que ligavam Ele a esta terra era o corpo, a vestimenta e a comida.
Ele não poderia jejuar o seu corpo, nem tampouco as vestimentas. A única coisa que lhe restava era a comida. No entanto, Ele não jejuou alguns dias: foram quarenta dias e quarenta noites.
Se não bastasse a vontade do corpo, ainda havia Satanás, o qual tentava induzir a Jesus. O jejum de Jesus foi meramente para nos ensinar que podemos vencer e suportar qualquer dificuldade, mesmo que o Diabo “venha a nos oprimir”.
Se jejum é mortificar a carne para o pecado, tenho que me lembrar de que no momento o qual recebi a Cristo em minha vida, morri para o pecado e nasci para Deus. Fui crucificado juntamente com Cristo.
O que alegra o coração de Deus: ficar sem comer um dia ou ficar sem mentir? Ficar sem beber refrigerante uma semana ou ficar sem se prostituir? Enfim, os valores estão trocados, e por isso o povo de Deus está sendo destruído.
Certa vez Jesus foi questionado: “Ora os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar; Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias”.
Podem jejuar os filhos das bodas enquanto o noivo está presente? Onde Jesus está neste momento? “Eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28:20)
Nós somos participantes das bodas. O noivo está presente em nossas vidas. Ele só não estará presente no momento da grande tribulação. Desta forma, só alcançarão salvação, os que resistirem até o fim, ou seja, o jejum forçado ou imposto.
Outra passagem: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. Oração está ligada a ter comunhão com Deus, o qual eles não tinham ainda, pois o véu ainda estava no templo; não tinham livre acesso a Deus. Jesus Cristo ainda não tinha morrido, o que os impossibilitavam de realizar esta ação.
O jejum se refere justamente ao fato de estarem mortos para o pecado. Eles ainda não estavam mortos para o pecado. Isto se daria após a morte de Cristo. O homem pecador não tem autoridade sobre os demônios. Eles só obedecem quem tem comunhão com Deus e que não vivem na prática do pecado. As duas passagens não têm ligação nenhuma com comida ou bebida, e sim, numa vida morta para o pecado e viva para Deus.

Deus não quer que você se sacrifique. Ele quer o seu corpo como sacrifício vivo. O verdadeiro e único jejum é ter uma vida realmente morta para o pecado, o que de fato é o significado da palavra jejum: mortificação da carne.
Se você está morto para o pecado, com certeza você está forte, junto a Deus, tem a oração respondida, tem o poder de interceder por alguém, enfim, pode todas as coisas Naquele que te fortalece.
O outro jejum parece que deixa mais forte, parece que você fica mais perto de Deus, parece que tem a oração respondida: Na verdade você sabe que isto é tudo mentira.
Não inverta os valores, não fique diante de Deus como um pobre coitado, viva a sua vida em jejum ao pecado, tendo uma posição de mais que vencedor em Cristo Jesus. ELE VENCEU O MUNDO, POR ISSO VOCÊ TAMBÉM É VENCEDOR. VOCÊ É FORTE NO SENHOR.

CONHECIMENTOS GERAIS
O significado bíblico da palavra jejum, no original grego, é mortificação da carne, enquanto, o significado ortográfico é abster-se de.
A primeira menção da palavra “abster-se” está em Números 6:3, e para entendermos o por quê de abster-se, iremos ler do versículo 1 ao versículo 4:

“Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor, abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Por todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da uva, desde os caroços até as cascas”.

Nesta passagem, Deus ordena o abster-se de vinho e de bebida forte, como também, abster-se de qualquer derivado de uvas.
Quem deveria abster-se de tais bebidas e alimentos eram somente os nazireus, e não todo o povo. Nazireus eram pessoas que por um determinado tempo separavam as suas vidas inteiramente para Deus.
Deus os manda não beberem do vinho e de bebida forte, justamente para que não ficassem embriagados ou insanos, o que poderia leva-los a não cumprir o seu nazireado.
Uma pessoa embriagada não age pela razão, e sim, é induzida e levada pela emoção, como também, pela falta de lucidez.
O fato de Deus tê-los mandado não comer dos derivados de uva e propriamente da uva é pela consciência e julgamento dos outros: “Não bebe vinho, mas fica aí se enchendo de uva”. Existem coisas que não são necessariamente do mal, mas às vezes, tem aparência do mal: Fugi de toda a aparência do mal.
Resumindo, só eram para abster-se de vinho e de derivados de uvas os nazireus, pois tinham que estar sãos, conscientes, lúcidos o tempo todo, e o fato de absterem-se de derivados de uvas era unicamente pela consciência do povo.

O PECADO DE DAVI E SUA CONSEQUÊNCIA
Muitos cristãos jejuam por perdão de pecados; cometem erros e depois se “sacrificam”, querendo através de tal ato receber a misericórdia do Senhor.
Exemplo disso foi uma situação que aconteceu com Davi quando ele desejou e tomou para si Batseba, mulher de Urias.
Dias depois de Davi ter se deitado com ela, ficou sabendo que a mesma estava esperando um filho seu. Sabendo isto, armou ciladas contra Urias até que este morreu em uma batalha; além de Davi cometer adultério também cometeu homicídio.
Deus não se agradando destas ações de Davi, feriu a criança com uma doença. Por sete dias Davi jejua a Deus em prol desta criança, mas o seu jejum não é recebido por Deus, o que leva a criança até a morte.

II Samuel 12:1-23: O Senhor, pois, enviou Natã a Davi. E, entrando ele a ter com Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha rebanhos e manadas em grande número; mas o pobre não tinha coisa alguma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; ela crescera em companhia dele e de seus filhos; do seu bocado comia, do seu copo bebia, e dormia em seu regaço; e ele a tinha como filha. Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede. Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto. Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.  Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá. Então Natã foi para sua casa. Depois o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, de sorte que adoeceu gravemente. Davi, pois, buscou a Deus pela criança, e observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passava a noite toda prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se puseram ao lado dele para o fazerem levantar-se da terra; porém ele não quis, nem comeu com eles. Ao sétimo dia a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança tinha morrido; pois diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém ele não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança morreu? Poderá cometer um desatino. Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.  Então os seus servos lhe disseram: Que é isso que fizeste? pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que a criança morreu te levantaste e comeste.  Respondeu ele: Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe se o Senhor não se compadecerá de mim, de modo que viva a criança?  Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim.

Mesmo que Davi tivesse se “arrependido” e que o seu jejum fosse o mais sincero possível, não teve valor diante de Deus e nem tão pouco tocou o coração de Deus.

Aquilo que Davi plantou, certamente colheu, pois Deus disse que isso iria acontecer: Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol.
Assim aconteceu com o filho de Davi.

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário