Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo, Filho de Davi

            Muitas pessoas acreditam que esta expressão é meramente usada pelo fato de Jesus Cristo ser descendente de Davi; não é apenas isso. Para entendermos melhor, vamos relembrar o pacto que Deus fez com Davi, e quais seriam as conseqüências deste pacto.
            É importante lembrar que antes do novo pacto (nova aliança), que se dá em Cristo Jesus, o último pacto que Deus fez com algum homem foi justamente com Davi.
            Leiamos o trecho de II Samuel 7:4-17: “Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai e dize ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ias tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até o dia de hoje, mas andei em tenda e em tabernáculo. E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra com qualquer das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros? Agora, pois, assim dirá ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o chefe sobre o meu povo, sobre Israel; E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra. E preparei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja movido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, e desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel. A ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos. Também o Senhor te faz saber que o Senhor te fará casa. Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Eu lhe serei por Pai, e Ele me será por Filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens; Mas a minha benignidade se não apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti: teu trono será firme para sempre. Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi”.
            Cinco, são as principais observâncias que fazemos neste trecho:
1º A casa de Davi teria continuação, ou seja, posteridade e família;
2º Haveria um trono, uma autoridade real;
3º Haveria um reino; uma esfera governamental;
4º Esse reino e governo se estendiam para sempre;
5º A obediência era uma exigência. A falta da obediência por parte dos descendentes de Davi, fez com que Deus os punissem; a linhagem real foi interrompida, e, de forma aparente, até se perdeu no mundo para sempre. Ao contrário, a promessa que Deus havia feito é que ela seria para sempre.

Aquilo que Deus havia prometido a Davi, com o tempo, logo se perdeu, por causa da desobediência dos seus descendentes, no entanto, a promessa de Deus é verdadeira, e, tudo aquilo que Deus fala, Ele mesmo cumpre.
A idéia da expressão Filho de Davi é como se fosse: Eis aí o sucessor de Davi; eis aquele que é herdeiro do reino de seu “pai”; é da linhagem real; é o que Deus prometeu a Davi; é aquele que irá governar eternamente.
Vejamos os textos que relacionam Jesus Cristo como Filho de Davi.
Mateus 1:1: “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, filho de Abraão”.
Mateus 9:27: “E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, Filho de Davi”.
Mateus 12:3: “Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?”.
Mateus 12:23: “E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?”.
Mateus 15:22: “E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada”.
Mateus 20:30-31: “E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Filho de Davi, tem misericórdia de nós. E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós”.
Mateus 21:9: “E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas”.
Mateus 21:15: “Vendo então os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se”.
Mateus 22:41-45: “E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus, dizendo: Que pensais vós de Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi pois lhe chama Senhor, como é seu filho (Filho de Davi)?”.
Marcos 10:47-48: “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, Filho de Davi! Tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim”.
Marcos 12:35-37: “E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois se Davi mesmo lhe chama Senhor, com é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade”.
Lucas 1:27: “A uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi: e o nome da virgem era Maria”.
Lucas 1:32: “Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai”.
Lucas 2:4: “E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi)”.
Lucas 18:38-39: “Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.
Lucas 20:41-44: “E Ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é Filho de Davi? Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor como é ele seu filho?”.
João 7:42: “Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia onde era Davi?”.
Atos 13:22-23: “E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel”.
Atos 13:33-37: “Como também está escrito no Salmo segundo: Meu Filho és tu, hoje te gerei. E que o ressuscitaria dos mortos, para nunca mais tornar a corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Pelo que também em outro Salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu”.
Atos 15:15-18: “E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas as coisas, que são conhecidas desde a eternidade”.
Romanos 1:3: “Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne”.
II Timóteo 2:8: “Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho”.
Apocalipse 3:7: “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é Santo, o que é Verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”.
Apocalipse 5:5: “E disse-me um dos anciãos: Não chores: eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.
Apocalipse 22:16: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”.
            Em todas estas passagens fica muito clara a idéia de que Filho de Davi é o mesmo que sucessor de Davi, prometido por Deus.
            Quando falamos a respeito do rei sucessor de Davi, é que o mesmo perdeu-se, depois Salomão tornou-se rei em Israel. Vejamos o seguinte quadro:

Era dos Juízes (1300-1070 a.C.);
Saul (1070-1010 a.C.), foi o primeiro rei de Israel;
Davi (1010-960 a.C.), foi o segundo rei de Israel;
Salomão (960-935 a.C.), foi o terceiro rei de Israel.
   
Salomão, filho de Davi, levou a nação de Israel ao seu ponto máximo de poder e prosperidade, onde inclusive, foi edificado o Templo de Jerusalém. Salomão, pela sua grandeza, envolveu-se com mulheres (mil esposas e concubinas), como também, com a idolatria: Salomão desobedeceu a ordem e vontade de Deus.
Depois deste, Israel ficou três anos sem rei e foi onde o reino veio a dividi-se em: reino do norte (Israel) com o rei Jeroboão; e no reino sul (Judá) com o rei Reoboão. No espaço de duzentos anos após este acontecido, Israel chegou ao fim, mediante o cativeiro assírio (722 a.C.).
Neste período de duzentos anos, o qual Israel ficou dividido, os reis sucessores de Salomão não eram da linhagem real; não eram descendentes de Davi. Vejamos o seguinte quadro:

Jeroboão (931-910 a.C.) 21-22 anos;
Nadabe (910-908 a.C.) 2 anos;
Baasa (908-886 a.C.) 22-24 anos;
Elá (886-884 a.C.) 2 anos;
Zinri (7 dias em 885 a.C.);
Tibni (884 a.C.);
Onri em Samaria (884-870) 12-14 anos;
Acabe (870-848 a.C.) 22 anos;
Jorão (846-834 a.C.) 12 anos;
Jeú (834-806 a.C.) 28 anos;
Jeocaz (806-790 a.C.) 16-17 anos;
Jeoás (790-775 a.C.) 15-16 anos;
Jeroboão II (775-746 a.C.) 29-41 anos;
Zacarias (746-745 a.C.) 6 meses;
Salum (745 a.C.) 1 mês;
Menaem (745-738 a.C.) 7-10 anos;
Pecaías (738-737 a.C.) 2 anos;
Peca (737-732 a.C.) 5-20 anos;
Oséias (732-724 a.C.) 8-9 anos;
Queda de Samaria (722-721 a.C.)

Vejamos de forma parcial, a nomeação e origem de alguns dos reis de Israel.
Jeroboão: Filho de Nebate, um efraimita. No reinado de Salomão, era superintendente de cobrança de impostos e trabalhos forçados (tribo de Efraim; I Reis 11:28).
Nadabe: Filho e sucessor de Jeroboão. (I Reis 15:25-31).
Baasa: Filho de Aias, da tribo de Issacar. Matou a Nadabe e assumiu o reino.
Elá: Filho e sucessor de Baasa.
Zinri: Capitão da metade dos carros de guerra do reino de Elá. Matou a Elá e assumiu o reino; depois de sete dias suicidou-se.
Tibni: Filho de Ginate. Não se sabe ao certo sua origem. (I Reis 16:21-22). Quis ser rei, e durante quatro anos brigou por esta posição contra Onri, o qual depois deste tempo venceu e se tornou rei.
Onri: Era comandante do exército de Elá. Após a morte de Elá, o exército resolveu que ele seria o próximo rei, no entanto, o reino estava dividido: metade a favor de Tibni; e outra metade a favor de Onri. Como acima mencionamos, depois de quatro anos Onri conseguiu assumir o reinado.
A história dos reis sucessores destes, não é muito diferente dos que acima mencionamos.
As tribos de Israel começaram a ser cativas por volta de 737 a.C. nos dias de Peca, pelo rei assírio Tiglate-Pileser III.
Teve continuidade durante o reinado de Oséias (734 a.C.), quando o rei da Assíria, Salmaneser, invadiu Israel por duas vezes, levando consigo os israelitas que tinham sobrevivido ou escapado à outra invasão.
O rei Sargão, sucessor de Salmanaser, invadiu e conquistou a capital Samaria, levando cativas cerca de trinta mil pessoas. Os poucos israelitas que ainda restaram, foram levados por outros monarcas assírios, principalmente por Esar-Hadom, em cerca de 681-668 a.C.
Essa remoção do povo de Israel durou cerca de cento e cinqüenta anos.
Enfim, o declínio de Israel começa com a divisão das tribos em dez tribos (reino do norte; Israel) e duas tribos (reino do sul; Judá). Com a divisão, o povo perde as forças, resultando nos cativeiros assírios e babilônicos. Poderíamos dizer que Israel, como nação, chega ao fim e vive hoje como escrava de um outro povo, ou de, outros povos.
Após estes acontecidos, Deus começa a levantar profetas, que falem a respeito da restauração de Israel, lembrando o pacto que Deus havia feito com Davi. Este agora é anunciado não apenas como o sucessor de Davi, mas como o Messias, (nome este que pouco mais à frente veremos o significado).
Israel esperava então o seu libertador e restaurador, um líder que mudaria para sempre a sua história, e isso se dá na pessoa de Jesus Cristo.
Resumindo, Jesus Cristo é chamado Filho de Davi porque Ele é o único que pode suceder ao trono de seu pai (Davi), prometido e outorgado por Deus.

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário