Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conhecendo a Deus

            É importante registrar, antes de tudo, que Deus é infinito, e nós, absurdamente finitos. Por maior que sejam os nossos argumentos, Deus ainda é muito mais infinito. A infinitude de Deus não nos possibilita compreensão alguma acerca Dele mesmo, pois Deus é maior que os nossos pensamentos. No entanto, é necessário estudarmos e assimilarmos o que as Sagradas Escrituras nos revelam acerca deste infinito Deus.
            Esteja aberto a receber as informações seguintes, entendendo que aquilo que Deus achou ser suficiente, Ele mesmo determinou em Sua Palavra – a Bíblia Sagrada.

DEUS PAI
            É muito comum, nas Sagradas Escrituras, vermos Deus se declarando como Pai. Precisamos então, primeiramente, entender o que significa a palavra Pai relacionada a Deus.
            Inicialmente, alguém só pode ser chamado de Pai, quando o mesmo, gera a alguém. Gerar, no original hebraico, yalad, significa produzir; no grego, gennáo, significa trazer a existência.
            Deus, o Pai, é aquele que inquestionavelmente sempre existiu e sempre existirá. É aquele que não tem começo de dias e nem fim de dias; não foi criado ou gerado, mas que sempre existiu; não foi produzido e nem veio a existir – é o Deus que existe eternamente.
            Quando falamos do Pai, logo nos faltam palavras ou argumentos acerca Dele, não porque os não existem, muito pelo contrário, mas pelo simples fato de que a teologia nos afastou do verdadeiro conhecimento de Deus, impondo-nos suas diretrizes sem qualquer chance de questionamento acerca do mesmo.
            Quem quiser chegar até o sublime conhecimento do Pai, conheça primeiramente quem é o Filho. “Porque aquele que Deus (o Pai) enviou, fala as palavras de Deus (o Pai). O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus (o Pai) sobre ele permanece”. (João 3:34-36).
            “Disseram-lhe pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai”. (João 8:19).
            Segundo as palavras de Jesus Cristo, alguém só chega ao conhecimento do Pai, quando este, primeiramente conhece ao Filho, Jesus Cristo. Então, antes de falarmos a respeito do Pai, falaremos a respeito do Filho.

QUEM É JESUS CRISTO?
            Alguma vez você já se fez essa pergunta? No tempo o qual vivemos hoje, e pela grande desatenção que os próprios cristãos têm em relação a Cristo, são muito vagas as respostas que nos dão acerca Dele.
            O profeta Oséias nos dá um grande conselho: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. (Oséias 6:3).
            Eu faço uma pergunta aos irmãos: Quem era este Senhor pronunciado por Oséias? Talvez sua resposta fosse: Este Senhor é o próprio Deus. Então, eu te faço uma outra pergunta: Qual Deus?
            É isto que vamos esclarecer ao longo deste estudo.
            A primeira informação que temos a respeito de Jesus Cristo é que Ele é Filho de Deus. Porque Jesus Cristo é Filho de Deus se Ele também é Deus?
            Em Hebreus 1:5 está escrito: “Porque, a qual dos anjos jamais disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e Ele me será por Filho?”.
            É muito clara esta afirmação de Hebreus: Jesus é Filho de Deus porque Ele foi gerado pelo Deus Pai.
            Jesus Cristo, mesmo sendo Deus, foi gerado? Sim, por isso que Ele recebe o nome de Filho.
            Gerar como já falamos, é trazer a existência (gennáo, no grego), que se aplica a pessoa de Jesus Cristo, ou seja, Ele veio a existir; foi gerado. Deus Pai o reconheceu como Filho.
            Vejamos outros exemplos que confirmam essa verdade:

Gerar
Salmos 2:7: “Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei”.
Atos 13:33: “Como também esta escrito no salmo segundo: Meu Filho és Tu, hoje te gerei”.
Hebreus 5:5: “Assim também Cristo se não glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei”.
I João 5:1: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que Dele é nascido”.

Deus Pai reconhece Jesus Cristo como seu Filho
           Mateus 3:17: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
            Mateus 17:5: “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo: escutai-o”.
            Marcos 1:11: “E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és meu Filho amado em quem me comprazo”.
            Lucas 3:22: “E o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu Filho amado, em ti me tenho comprazido”.
            Lucas 9:35: “E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a Ele ouvi”.
            Hebreus 1:5: “Porque, a qual dos anjos jamais disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e Ele me será por Filho?”.
            2 Pedro 1:17: “Porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e gloria, quando da magnífica gloria lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado em quem me tenho comprazido”.

            Os homens reconhecem que Jesus Cristo é o Filho de Deus
            Mateus 14:33: “Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus”.
            Mateus 16:16: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”.
            Mateus 27:54: “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus”.
            Marcos 15:39: “E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”.
            Lucas 22:70: “E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E Ele disse: Vós dizeis que eu sou”.
            João 1:34: “E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deis”.
            João 1:49: “Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

            Os espíritos malignos reconhecem que Jesus Cristo é o Filho de Deus
            Mateus 4:3: “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães”.
            Marcos 3:11: “E os espíritos imundos, vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus”.
            Marcos 5:7: “E clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes”.
            Lucas 4:3: “E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão”.
            Lucas 4:41: “E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo”.
            Lucas 8:28: “E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes”.

            Jesus Cristo declara-se Filho de Deus
            Mateus 11:27: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
            Mateus 27:43: “Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus”.
            Lucas 10:22: “Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
            Lucas 22:70: “E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E Ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou”.
            João 3:35: “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou na suas mãos”.
            João 5:20: “Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e Ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis”.
            João 6:40: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aqueles que vê o Filho, e crê Nele, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia”.
            João 8:36: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
            João 10:36: “Aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: blasfemas; porque disse: Sou Filho de Deus?”.
            João 11:4: “E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.
            João 14:13: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.
            Todas estas palavras foram proferidas pela boca do próprio Jesus, declarando-se Filho de Deus.
            Resumindo, as Sagradas Escrituras, o próprio Deus Pai, alguns homens, espíritos malignos, como também, o próprio Jesus Cristo, declaram que Ele, Jesus Cristo, é o Filho de Deus.
            Veremos outros títulos e nomes que dão à pessoas de Jesus Cristo.

                                                                                                 Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário