Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo, o Senhor

            É muito comum chamarmos Jesus Cristo de nosso Senhor: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11).
            Por todo o Novo Testamento Jesus Cristo é chamado de Senhor; aproximadamente setecentas vezes. É importante lembrar, que na nossa tradução, língua portuguesa, a palavra “Senhor”, na verdade, é uma representação dos nomes de Deus.
            A mesma palavra portuguesa, senhor, é usada para indicar os senhores que possuíam escravos, proprietários de terras, reis, outros deuses, oficiais filisteus, etc.
            Vejamos de forma bem simples as palavras hebraicas que se referem a senhor, na nossa tradução:

            Yahweh: Deus ou Senhor;
            Adon: Um dos mais antigos nomes de Deus; significa: propriedade; controle; senhor de escravos. Pode ser aplicado a Deus, como também a senhores e proprietários humanos.
            Adonai: A forma plural de Adon; significa: Senhor. Aplica-se geralmente a Deus.
            Adonai Yahweh: Senhor Deus. Aplica-se somente a Deus.
            Baal: Senhor ou mestre. Refere-se a divindades pagãs, senhores humanos, maridos, peritos em suas artes ou ofícios; nunca a Deus.
            Shalish: Senhor. Homem dotado de autoridade.
            Seren: Senhor. Refere-se a oficiais filisteus, como também, aos nobres babilônicos.
            Mare: Mestre ou senhor.
            Rab: Grande; chefe; senhor.
            Sar: Líder; comandante; senhor; um título nobiliárquico, indicando alguma pessoa importante durante o período medo-persa.

            Todas estas palavras aparecem por mais de oito mil vezes, no Antigo Testamento, sendo as mesmas traduzidas para a nossa língua apenas ou geralmente por “senhor”.
            A maior influência desta tradução, senhor, se dá ao fato de que na Septuaginta a palavra grega “kúrios” (senhor) foi usada como tradução dos termos hebraicos Yahweh e Adonai, e pelo erro da tradução, não considerando a grandeza da palavra a quem se refere, à Deus, todos estes vocábulos são traduzidos apenas por “senhor”.
            Por erro da tradução ou da interpretação dá se a entender que a palavra “senhor” é apenas um pronome de tratamento, uma forma respeitosa de se dirigir a alguém, não que o não seja, mas não é somente isto. Alguém mais velho chamamos de senhor; um oficial de justiça chamamos de senhor; qualquer pessoa que representa ou possui algum título chamamos de senhor, por isso, inicialmente, chamamos esta expressão de pronome de tratamento.
            Como pronome de tratamento, no Novo Testamento, vejamos alguns exemplos:
            Mateus 25:11: “E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos a porta!”.
            João 12:21: “Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus”.
            João 20:15: “Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei”.
            Atos 16:30: “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”.
            Gálatas 4:1: “Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo”.
            I Pedro 3:6: “Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto”.
            Todos estes versículos são expressões de pronome de tratamento, ou seja, uma forma respeitosa de se dirigir a alguém. Todos nós podemos ser chamados de senhores. A única coisa que não podemos nos esquecer é que esta expressão aplicada a Deus, não é apenas uma forma respeitosa de se dirigir a Ele, antes, é uma condição de superioridade, divindade e domínio em relação a nós.
            As Sagradas Escrituras nos ensinam que só existe, na verdade, um único Senhor: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5); “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11).
            Jesus Cristo não é apenas um senhor; Jesus Cristo é o Senhor. Qual então é o significado da palavra senhor?
            Para entendermos melhor vejamos alguns exemplos:

Senhor dos céus e da terra
            Mateus 11:25: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, que ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”.
            Atos 17:24: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”.
            Apocalipse 4:11: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”.

Senhor, Cristo
            Romanos 14:8: “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor”.
            I Coríntios 7:22: “Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor, e, da mesma maneira, também o que é chamado, sendo livre, servo é de Cristo”.
            I Coríntios 8:6: “Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele”.
            I Coríntios 1:2-3: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
            I Coríntios 12:3: “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema (maldito)! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”.
            Romanos 10:9: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.
            Atos 7:59-60: “E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu”.
            Atos 22:8: “E eu respondi: Quem és Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu persegues”.

Senhor da casa
            Marcos 13:35: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o Senhor da casa, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”.

Senhor do sábado
            Marcos 2:28: “Assim, o Filho do Homem até do sábado é Senhor”.

Senhor de todos
            Atos 10:36: “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)”.

Senhor da glória
            I Coríntios 2:8: “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória”.

Senhor dos senhores
            Apocalipse 17:14: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com Ele, chamados, e eleitos, e fiéis”.

Senhor da seara
            Mateus 9:38: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”.
           
            Como acabamos de ver, vários títulos se dão à Cristo, como Senhor dos céus e da terra, Senhor Cristo ou Cristo Senhor, Senhor da casa, Senhor do sábado, Senhor de todos, Senhor da glória, Senhor dos senhores, Senhor da seara, enfim, JESUS É O ÚNICO E VERDADEIRO SENHOR.
            Quando falamos a respeito de senhorio, Jesus Cristo é aquele que tem o senhorio, ou seja, é Dele a última palavra; é Ele quem permite ou não todas as coisas; é Ele que tem todo o poder em cima, nos céus, e embaixo, na terra; é Ele que tem todo o domínio.
            Muitos dizem que Deus criou o mundo e o abandonou (deísmo); diferentemente disto, o teísmo, prega que Deus não somente criou o mundo (fonte originária) como também está inteiramente interessado pela sua criação; ele corrige e castiga; é quem guia os homens; é quem revela a sua palavra aos homens, etc.
            Concordamos com este ponto teísta: Deus nos criou e está interessado em nos ajudar e abençoar de todas as maneiras. Isto é ser Senhor! É estar no controle das nossas vidas; é ter o controle da vida; é ser a fonte da vida; é ser, na verdade, a própria vida.
            Só é de fato senhor aquele que tem o poder de governar; aquele que tem em suas mãos todas as chaves: que abre e ninguém fecha, como também, fecha e ninguém abre; é aquele que dá vista ao cego; que ao mudo faz falar; que faz andar paralíticos e coxos; é aquele que tem poder para perdoar pecados; é aquele que é dono do ouro e da prata; é aquele que está entronizado eternamente; é aquele que o seu governo nunca terá fim.
            O único que tem todas estas características e qualidades é a pessoa de Jesus cristo. Mais uma vez: JESUS CRISTO É O ÚNICO SENHOR!!!
            O primeiro ser, biblicamente falando, a ser chamado de Senhor foi Yahweh. O significado do nome Yahweh, para os judeus, é o mesmo que auto-existência, tanto de vida divina quanto de qualquer vida secundária, ou seja, tudo aquilo que acabamos de acima mencionar.
            Jesus é o Senhor por ser a própria vida e por gerar vida; por ser o controle de tudo e por estar no controle de tudo; por ser a palavra de Deus e por nos revelar a palavra de Deus; por ser a luz do mundo e por iluminar os nossos passos.
            Jesus é o Senhor, porque Ele é o Senhor.

            “Porque, quem é Deus (Elohím) senão o Senhor (Jeová)? E quem é o rochedo senão o nosso Deus?” (Salmos 18:31).
            Davi sabia muito bem quem era o Senhor. Ele mesmo diz: “Disse o Senhor (Jeová) ao meu senhor (Adhoní): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmos 110:1).

JESUS CRISTO É O SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS, O PAI.

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário