Comunidade Plenitude

Vivendo o Amor de Deus

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus Cristo, a Resplandecente Estrela da Manhã

            “Eu Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

            Como acabamos de ler, Jesus diz ser a resplandecente estrela da manhã. Não muito diferente disso, o autor do livro de Isaías chama Satanás de estrela da manhã. Agora eu faço uma pergunta: Por que tanto Jesus como Satanás estão na qualidade de estrela da manhã?
            Para entendermos o significado desta comparação iremos explanar de uma maneira bem simples cada parte dos termos.
            Primeiramente, por que estrela?
            A idéia de estrela é o mesmo que um lugar de destaque. As estrelas estão em lugar de destaque. Deus colocou as estrelas na expansão dos céus (Gênesis 1:17). As estrelas se destacam na imensidão do firmamento. Olhe à noite para os céus contemplarás as estrelas na sua beleza e posição de destaque.
            Alguns atores, como por exemplo, os da televisão, são chamados de estrelas da telinha. Alguns cantores de rock são chamados de estrelas do rock. Alguns jogadores de futebol são chamados de estrelas da bola. Enfim, são chamados de estrelas por se destacarem no meio em que exercem uma comum atividade.
            Não podemos nos esquecer que uma estrela se difere da outra; não são todas iguais: “Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela” (I Coríntios 15:41).
            Podemos concluir que:
            1º) As estrelas estão em posição de destaque;
            2º) As estrelas são diferentes umas das outras.
            Quando falamos a respeito da pessoa de Jesus Cristo, precisamos nos lembrar que Pai, colocou Jesus em uma posição de destaque (estrela) em relação aos seus companheiros, os anjos: “Feito tanto mais excelente que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos jamais disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?” (Hebreus 1:4-5)
            “Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros” (Hebreus 1:9).
            “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” (Hebreus 1:13).
            O Pai elevou a Jesus Cristo colocando-o em lugar de destaque: Jesus é o único ser gerado diretamente de Deus, por isso, Jesus Filho de Deus. A nenhum outro anjo chamou ou reconheceu como filho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Jesus, o único Filho de Deus.
            Isto é ser estrela: é estar em evidência; em destaque. Deus atribuiu em Cristo toda a sua personalidade, caráter e essência. Jesus é a estrela de Deus.
            Em relação à criação humana, Deus criou seres um pouco maiores que o homem, e estes seres, pela revelação da palavra de Deus, são na verdade estrelas para os homens, e é este o porquê de Satanás ser chamado inicialmente de estrela. Não somente Jesus e Satanás são chamados de estrelas, mas também os anjos.
            Vejamos: “E a sua calda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra” (Apocalipse 12:4).
            Estas estrelas são os anjos que se renderam às mentiras de Satanás e que por isso foram lançadas fora dos céus para o inferno.
            Assim como as estrelas do futebol não são como as estrelas do rock, assim também, Jesus se difere em relação a Satanás e aos outros anjos. Cada um tem a sua beleza e destaque.
            Resumindo, a idéia de ser chamado de estrela é simplesmente pela posição de destaque em relação a toda a criação.
            Por que, da manhã?
            “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).
            De manhã os pássaros cantam; ouve-se o barulho das águas na sua leve correnteza; ao levantar de manhãzinha uma nova expectativa: um dia de alegria e de paz; de prosperidade e de vida.
            A expressão da palavra manhã é medida não pelo seu significado técnico e sim pela abrangência de um todo. É de manhã que nos esquecemos daquilo que nos afligiu ontem; é na manhã onde temos mais vigor; é de manhã que prometemos a nós mesmos que vamos melhorar.
            A palavra amanhã significa: “A manhã que vem”. É no amanhã onde depositamos muito da nossa confiança: O amanhã será melhor; é amanhã que iremos começar uma nova vida: amanhã a gente vai mudar. Enfim, o amanhã da manhã nos traz uma condição de novidade, de vida, de certeza, de expectativas, de melhores. A alegria vem pela manhã.
            “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).
            Ontem havia morte; ontem havia pranto; ontem havia choro e dor; mas na manhã de hoje Deus enxugou de meus olhos toda a lágrima.
            Jesus é a nossa manhã; é a nossa Luz; é a nossa viva esperança; Jesus é o que gera a vida em nossas vidas.
            Antes de Satanás receber este nome era chamado de Anjo de Luz. A luz produz e gera vida; a luz guia nossos passos; a luz lança fora todas as trevas como também na luz não existem trevas. Embora seja um pouco estranho, mas, Satanás era um Anjo de Luz, que gerava e produzia vida e que não tinha treva alguma. Era um anjo que se destacava dentre todos os outros anjos: era um anjo especial. No dia em que ele foi criado, criaram-se juntamente com ele a música e os instrumentos altissonantes. Poderíamos dizer que ele foi o criador da música, com o objetivo único de direcioná-la em louvor e adoração a Deus.
            Anjo significa mensageiro; Satanás, antes da queda, era mensageiro da luz, assim como Jesus é o mensageiro da luz. Satanás se destacava de uma forma formidável e grandiosa; poderia dizer que ele tinha quase que as mesmas funções de Jesus. Depois de Jesus era ele (Satanás) que estava em evidência. Satanás, como anjo de luz, alimentava multidões com a sua palavra; todas as aves dos céus se aninhavam nos seus ramos; os animais geravam debaixo dos seus ramos; era a árvore mais formosa do jardim de Deus.
            Vejamos: “Filho do homem, dize a Faraó, rei do Egito, e à multidão: A quem és semelhante na sua grandeza? Eis que a Assíria era um cedro (árvore) no Líbano, de ramos formosos, de sombrosa ramagem e de alta estatura, e o seu topo estava entre os ramos espessos. As águas o fizeram crescer, o abismo o exalçou; as suas correntes corriam em torno da sua plantação, e ela enviava os regatos a todas as árvores do campo. Por isso se elevou a sua estatura sobre todas as árvores do campo, e se multiplicaram os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas águas que enviava. Todas as aves do céu se aninhavam nos seus ramos, e todos os animais do campo geravam debaixo de seus ramos, e todos os grandes povos se assentavam à sua sombra. Assim era ele formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas. Os cedros não o podiam escurecer no jardim de Deus; as faias não igualavam os seus ramos, e os castanheiros não eram como os seus renovos; nenhuma árvore do jardim de Deus se assemelhou a ele na sua formosura. Formoso o fiz com a multidão dos seus ramos; e todas as árvores do Éden, que estavam no jardim de Deus, tiveram inveja dele” (Ezequiel 31:2-9).
            Neste texto do livro de Ezequiel vemos detalhadamente a grandeza e destaque de Satanás.
            Podemos concluir que estrela da manhã é o mesmo que: Aquele que está em destaque por produzir e gerar vida. Isto é uma verdade que se aplicou a pessoa de Satanás, como também, é a verdade que se aplica a pessoa de Jesus Cristo: Ele é a vida; Nele está a vida; e a vida é a luz dos homens.
            O grande diferencial entre Jesus e Satanás é que Satanás foi a estrela da manhã; apenas estrela da manhã. Jesus é a RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ. É a estrela que resplandece. Resplandecer é o mesmo que brilhar, cintilar, flamejar, etc. Este é Jesus. A resplandecente estrela é aquela que tem o maior brilho; o brilho mais forte. É aquele que tem a verdadeira luz, na verdade é o Pai das luzes (Tiago 1:17). É o que gera todas as outras luzes; estrelas.
Foi isso que Satanás não entendeu: Queria ser maior que o Pai das luzes. Quem deus todos os direitos e dons a Satanás foi justamente Jesus Cristo. Ele se elevou porque a sua raiz estava junto às águas (Jesus Cristo), no entanto, quis ser maior eu Jesus Cristo, a verdadeira estrela da manhã.
Para a ciência, tanto o sol quanto a lua são chamados de estrelas. O sol é a estrela que tem o maior brilho; é a estrela que nos guia durante o dia. E a lua é uma estrela menor que nos guia durante a noite.
Posso fazer uma pergunta: Cientificamente falando, qual é a estrela que resplandece pela manhã? Com certeza é o sol. Jesus diz ser a resplandecente estrela da manhã. Biblicamente falando, qual é também a resplandecente estrela da manhã? É também o sol. Se trocássemos a palavra estrela pela palavra sol, que na verdade é a mesma coisa, chamaríamos Jesus de o resplandecente sol da manhã.
Jesus é o sol de Gênesis; a Luz do mundo; o sol que não podemos olhar porque cega os nossos olhos pela sua imensa força. Estes olhos não podem contemplar a pessoa de Deus, mas os olhos do nosso coração o podem.
Jesus é o Sol. Aleluia!
Como já falamos neste estudo, os egípcios adoravam o sol como deus. E aí, o sol não é Deus?
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que conhecemos (João 4:22). Nunca se esqueça de que o homem está em busca de conhecer verdadeiramente quem é este Deus. Buscar à Deus independente da religião não é algo errado, antes é um desejo do coração do homem; o errado e o perigo moram junto com os homens maus, que transformam a graça e o conhecimento de Deus em objeto de tortura, poder e morte. Inicialmente todas as filosofias são boas, mas o homem mal muda o curso de tudo aquilo que poderia ser uma esperança de encontrar-se com Deus. Não defendemos religião: “Jesus disse: Eu não tenho religião. Eu sou o Caminho, ...”
A religião, muitas vezes, nos separa de Deus. A doutrina humana é muito cruel. Mas quando o homem olha pra dentro do seu coração ele encontra a verdadeira luz que é Jesus, a resplandecente estrela da manhã, e assim é guiado segundo a vontade de Deus, ainda que nunca tenha ouvido falar do nome de Jesus. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

JESUS É A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ
A título de conhecimento, Jesus também é chamado de estrela da alva em II Pedro 1:19: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, com a luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”.
A palavra alva também significa manhã. A estrela da alva é a estrela do nascer do sol. É a estrela chamada sol. É a estrela da manhã, ou seja, é tudo aquilo que acabamos de partilhar.

Pastor Evandro L. Faustino

0 comentários:

Postar um comentário